top of page
Buscar
Foto do escritorJúlia Fróis

O que eu mudaria na Saga Crepúsculo?


Capa criada por mim no Photoshop. imagens do Google.
Capa criada por mim no Photoshop. imagens do Google.

Saga Crepúsculo em um universo alternativo...

Como deveria ter terminado...

Olha só quem resolveu aparecer nessa quarentena! Em que dia a gente está mesmo?! Estou perdida no tempo e eu tive uma ideia de post que eu achei que valia a pena trazer para o blog e para variar não é uma resenha (ufa!).

Eu participo de muitos grupos no facebook e para manter eles ativos durante essa quarentena (que parece eterna) um dos administradores de um grupo de fanfiction trouxe a seguinte brincadeira você acordou no corpo da Stephenie Meyer, o que você mudaria na saga?

Rapidamente o post era um dos mais comentados e eu também acabei comentando, eu citei apenas um ponto que eu mudaria na saga, mas esse post me vez pensar em tudo sobre a saga e realmente como seria se eu tivesse escrito ela.

Vale lembrar que Twilight foi a minha primeira saga então, é claro tenho um carinho muito grande pela história, mas certamente se eu parar para pensar teria muito mais que seis livros (estou contando com vida e morte e a breve segunda vida de Bree Tanner).

Esses dias uma publicação no Facebook me fez pensar ela dizia mais ou menos assim:

“Eu nunca vi um triangulo amoroso que realmente me prendesse, geralmente é composto por cara que é bom em tudo lindo, cheiroso e com um sorriso torto e outro que é chato e fica sempre na friendzone...”

Eu sempre soube com quem eu queria que a Isabella ficasse, sempre achei o Edward mais encantador e maduro que o Jacob, talvez por Edward ser de outra época, apesar de eu não concordar com a super proteção dele com a humana.

Em lua nova, Edward deixa Isabella praticamente para nada já que mesmo com eles longe os acidentes aconteceram, e ela acabou sendo protegida pelos lobos, ou seja, o Edward foi embora para nada, isso só serviu para deixar o casal depressivo e a Bella agora ― realmente ― em perigo com Laurent e Victória à espreita...

Sigam minha linha de raciocínio por favor, se pensarmos bem nem mesmo Jasper tem culpa pelo o que aconteceu no aniversário da Bella, o vampiro que já foi um soldado tem o dom de manipular as emoções de todos ao seu redor.

E quando aquele papel rasgou e cortou e dedo de Isabella (ainda não me conformo com isso, mas combina com o histórico desastrado da personagem) todos sentiram sede e o Jasper sentiu sete vezes mais sede mesmo que por um segundo, incluindo o desejo mais intenso de Edward pelo sangue de Bella que é a La tua cantante dele e o major é o que ainda tem menos tempo como vegetariano...

Se a autora de Crepúsculo decidisse escrever um livro sobre a história de Jasper leria com toda certeza (Por favor! Escreve!)

Todos os relacionamentos tem sido considerados tóxicos ultimamente, e alguns realmente são em níveis que dá até medo de sair na rua e encontrar um cara maluco que decide tentar controlar a vida de uma mulher...

Mas são raras as vezes em que eu vejo falarem da saga como um todo nesse sentido, quase não vejo gente falando do comportamento do Jacob Black...

Principalmente depois que ele se torna lobo, ele não culpa os vampiros pelo seu sangue Quileutes, ele culpa exclusivamente os Cullen que nem lá estavam, e um lobisomem só é transformado quando tem vampiros nas redondezas isso fica claro em Amanhecer...

Ele também entra no quarto da Bella e bem, eu não sei isso não fica claro no livro mas quando o Jacob Atende o telefone na casa da Bella ( oi?) ele não faz questão de dizer de quem era o enterro e Edward também não perguntou, Mas será que ele não reconheceu a voz do vampiro?

Depois de tudo isso tem a cena da floresta e o Jacob deixa claro que na cabeça dele ― literalmente ― a única coisa que impede ele de ter a Bella é o Edward, e aí eu pergunto e o tempo que ele ficou fora? E a vontade dela?

Já no terceiro filme, a protagonista tenta manter contato com o lobo que está magoado por ela ter escolhido o vampiro, e na visão do vampiro está boa a vida de sua amada no momento tirando a vampira psicótica, até que Isabella foge para ver Jacob e acontece a conversa sobre imprinting.

“Eles nem estão vivos, isso me dá nojo!”

Estar vivo para esse lobisomem é só ter um coração batendo né? Porque se parar para pensar na questão de temperatura corporal, ele também estaria morto em circunstâncias comuns e normais já que ele sempre parece estar com febre ou seja, os lobisomens tem uma temperatura entre 40 e 43 graus.

A história dos Quileutes é muito rica com certeza eu leria um livro deles (Meyer por favor leia isso e escreva por favor nunca te pedi nada) apesar de eu não ser muito fã do Jacob acho ele muito imaturo quase birrento, e sim eu sei que ele só tem dezesseis anos, mas ainda assim, o comportamento dele não me desce e também tem o beijo que ele dá a força na Bella e fala que ela retribuiu ( no livro) em minha defesa eu gosto do lobo Seth Clearwater (ele é muito fofo!).

E durante os livros, um pouco do três e o quarto o Seth se mostra educado e prestativo para com os Cullen, ele vê a família Cullen e não um Clã de vampiros tanto que ele desenvolve uma amizade com o Edward e é até convidado para o casamento no qual, Jacob aparece e causa um pequeno tumulto depois de saber que Bella não vai “ jogar xadrez” em sua lua de mel ele a chacoalha algumas vezes até os outros lobos e o noivo aparecerem.

Depois disso ele cria uma certa aversão a gravidez de Bella ( acho que a única que não cria é a Rosalie mas ela tinha seus motivos para isso) ele vai contra o Alfa e decide proteger a humana até o dia do seu parto, e essa talvez tenha sido a única atitude honrável que ele teve em relação a escolha da Bella em toda a saga.

E no dia do parto o jovem alfa toma uma decisão, acabar com a criatura nojenta que sugou a vida de sua humana (se a Isabella decidiu correr o risco de morrer para dar à luz a filha dela, quem é ele para tentar mata― la?).

E depois do imprinting parece que, ele esquece de tudo o que aconteceu antes disso, como se realmente a vida dele começasse ali, como se um passado conturbado não tivesse existido e de repente só ele quer estar com ela, incluindo quando Bella descobre a verdade e depois quando ele mesmo decide contar a Charlie que ele é um lobisomem na esperança que os Cullen, não tirassem a recém nascida de Forks. Apenas isso.

Jacob sempre deixou claro a aversão dele pelos vampiros o que é compreensível afinal, faz parte da sua natureza, mas será mesmo que ele esqueceu que Isabella transformada recém criada sentiria sede ao ver o pai? Que poderia tentar matar ele? Ou que talvez, se ele descobrisse a verdadeira natureza dos Cullen ele morresse do coração?

Eu achei essa história de impressão com Jacob Black, uma espécie de prêmio de consolação para ele e quem pagou por isso foi a Renesmee, Bella sempre deixou bem claro que precisava dos dois, então se era uma forma da autora tentar manter a paz entre as duas espécies justamente por causa do passado...

Eu teria feito Renesmee ter um imprinting com Seth Clearwater, que sempre tratou os Cullen feito gente e desenvolveu uma amizade com Edward ao contrário de Jacob que bem foi meio rude:

” Eu não entendi a necessidade do discurso sobre a natureza; eu imaginei que ele estivesse só tentando mudar de assunto. Mas depois ele olhou de volta para mim com humor negro nos olhos.
― E mesmo assim, você não vê o peixe tentando dar um beijo na águia. Você nunca vê isso. ― Ele deu um sorriso de zombaria. Eu correspondi com um sorriso forçado, apesar do gosto amargo ainda estar na minha boca.
― Talvez o peixe estivesse tentando ― eu sugeri. ― É difícil dizer o que o peixe estava pensando. Águias são pássaros de boa aparência, você não acha?
― É disso que se trata? ― A voz dele estava abruptamente mais afiada. ― Boa aparência?
― Não seja estúpido, Jacob.
― É o dinheiro, então? ― Ele insistiu.
― Isso é legal ― eu murmurei, me levantando da árvore. ― Eu estou lisonjeada que você pense tão bem de mim. ― Eu dei as costas pra ele e comecei a ir embora.
― Aw, não fique com raiva. ― Ele estava bem atrás de mim ele agarrou o meu pulso e me virou. ― Eu estou falando sério! Eu estou tentando entender, e estou ficando em branco.
As minhas sobrancelhas se uniram raivosamente, e os olhos dele estavam pretos nas sombras escuras. ― Eu o amo. Não porque ele é lindo ou porque ele é rico! ― Eu joguei a palavra em Jacob. ― Eu preferiria se ele não fosse nenhum dos dois. Isso iria balancear as coisas entre nós um pouquinho. ― Porque ele ainda seria a pessoa mais amorosa e altruísta e brilhante e decente que eu já conheci. É claro que eu o amo. Será que isso é difícil de entender?
― É impossível de entender.
― Por favor, me esclareça então, Jacob ― eu deixei o sarcasmo voar solto. ― Qual é o motivo válido pra se amar alguém? Já que aparentemente eu estou fazendo isso errado.
― Eu acho que o melhor lugar pra começar seria procurar entre a nossa própria espécie. Isso geralmente funciona.
― Bem, isso é uma droga! ― Eu atirei. ― Eu acho que estou presa com Mike Newton afinal de contas.
Jacob enrijeceu e mordeu o lábio. Eu podia notar que as minhas palavras haviam machucado ele, mas eu ainda estava com raiva demais pra me sentir mal sobre isso.
Ele soltou o meu pulso e cruzou os braços no peito, desviando de mim pra encarar o oceano. ― Eu sou humano ― ele murmurou, sua voz quase inaudível.
― Você não é tão humano quanto Mike ― eu continuei rudemente. ― Você ainda acha que essa é a consideração mais importante?
― Não é a mesma coisa ― Jacob não desviou o olhar das ondas cinzas. ― Eu não escolhi isso.
Eu ri mais uma vez sem acreditar.
― Você acha que Edward escolheu? Ele não sabia o que estava acontecendo com ele mais do que você sabia. Ele não se inscreveu pra isso. Jacob estava balançando a cabeça pra frente e pra trás, num movimento pequeno, rápido. ― Sabe, Jacob, você é terrivelmente cheio de si, levando em consideração que você é um lobisomem e tudo mais.
― Não é a mesma coisa ― ele repetiu, olhando pra mim.”

― Trecho de Eclipse capítulo 04.

E então, chegaria em um ponto em que Renesmee que não pediu nem para nascer, descobriria toda a verdade sobre o triângulo amoroso que a sua mãe viveu, descobrir que o cara que diz ser seu prometido já amou sua mãe, deve ser no mínimo estranho eu não aceitaria isso de nenhuma maneira. Como seria a história deles?

Quando Amanhecer foi lançado foi especulado se haveria um livro ou até mesmo um filme sobre a história de Jacob & Renesmee, e foi assim que eu conheci o mundo das fanfictions eu encontrei Sol Ardente, e na época eu até achei que fosse um livro da autora mesmo já que o próprio Sol da Meia Noite vazou pela metade, e ela ainda não terminou ( pelo amor de Deus Meyer termina sol da meia noite.)

Ou seja, ao longo desse texto vemos que Stephenie Meyer poderia escrever mais cinco livros incríveis se ela quisesse e o que eu quero dizer é que eu li as primeiras páginas de Vida e Morte e se eu não me engano, ela disse que não havia pensado em nada para a marca de dez anos de Twilight ( como assim?) e por isso ela criou Vida & Morte...

Então, é isso o que eu não gosto da Saga Crepúsculo e também tenho que admitir que eu não gosto da personagem Rosalie e se fosse eu, teria pelo menos as duas construírem uma leve amizade na saga antes do nascimento da hibrida Renesmee Carlie Swan Cullen.

Mas falando sério gente, vamos fazer um abaixo assinado para a Meyer escrever esses livros?! (ou então, cadê os escritores de fanfiction?!) eu estou implorando, inclusive, existem várias fanfictions de Renesmee com o Alec Volturi (como chegaram nele gente?!) esse pessoal tem uma imaginação e tanto, mas para mim Renesmee deveria ficar com o Seth.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page