Resenha do livro: Anoitecer - L.J.Smith
- Júlia Fróis
- 15 de jul.
- 5 min de leitura

RESENHA DO LIVRO ― DIÁRIOS DE UM VAMPIRO: O RETORNO ― ANOITECER.
Autora: L.J. Smith.
Série de livros: Diarios de um vampiro.
Editora: galera Record.
Na TV: Série ― The vampire diaries.
Pode conter spoilers!
Oi, eu voltei! Peço desculpas pela minha ausência, eu estive com um cansaço mental. Mas estou de volta e tentarei postar com mais frequência, sobre livros, séries, filmes, doramas e cultura pop, tudo o que eu achar interessante será postado aqui, como sempre! Olá, julho de 2025.
Estamos agora no primeiro livro da trilogia o retorno ― anoitecer. Logo após reunião sombria que é o quarto livro dessa coleção de diários de um vampiro. No livro Anoitecer, ele está de volta após meses no “Outro lado” da sua morte como vampira. Complicado? Eu disse que a LJS era ótima com reviravoltas. Eu recomendo você leia os sete livros de maneira direta enquanto ainda está tudo fresco na memória para entender a história, digo isso porque eu não consigo ler quatro livros diferentes de uma vez.
Talvez, eu já tenha mencionado aqui, mas acho que sempre vale repetir, é a doçura do Stefan Salvatore com a Elena independente da situação, na série ele sempre parece mais contido. Nos livros é sempre minha amada, meu anjo, minha doce Elena. Muito fofo. Eu percebo agora que eu preciso de um Stefan.
Elena morreu como vampira, e voltou. Uma coisa incomum de ocorrer até com vampiros. Que ela agora com certeza já não é mais. Ela tem que reaprender a viver, andar e falar. Com a ajuda de Stefan que sempre está ao seu lado.
Enquanto Elena tenta superar a frustração da sua atual situação, uma completa bebê mentalmente falando. Temos em algum lugar de Fells Church, Caroline Forbes agindo de maneira estranhamente assustadora e meio nojenta, quase possuída.
Acho que se você assistiu um pouco da série de TV diários de um vampiro, você percebeu que a Caroline adora rivalizar com a Elena independente da situação enquanto a Elena apenas existe. A inveja e rivalidade de Caroline nos livros é declarada. Eu não sei como a Elena aguenta a Caroline na série de TV. Eu jamais teria uma " amizade" assim. Eu tinha a impressão que a Caroline da série era insuportável, nos livros? Eu tenho certeza.
Além disso, na série a Caroline não ficou com o Niklaus, nunca vou perdoar os roteiristas da série por isso. Não que isso venha ao caso. No livro, Niklaus faz Caroline de bolsa de sangue ambulante e Tyler bem, é problemático e um lobisomem.
Voltando a história do livro, acontece umas coisas tão...grotescas que se isso chegasse a ir para a TV como filme ou série eu nunca conseguiria assistir porque eu sou muito medrosa. E pulo de susto muito fácil. Não leio nada de terror nunca. E esse livro eu consegui ler então, se você é medrosa como eu pode ler sim.
Duas criaturas do "outro lado" estão soltas na cidade. Isso é um problema até mesmo para o superficial Damon Salvatore.
"Ele olhou pelo retrovisor do carro por um instante. Por um capricho da luz ou inversão da atmosfera, parecia ver olhos por trás se seus óculos escuros — olhos vermelhos, em brasa.
Bonnie sempre uma pessoa muito boa, e especial uma boa garota para se ter como amiga, sorte da Elena. A bruxa ruiva sempre tenta resolver tudo do mundo sobrenatural.
" — Tem alguma coisa muito ruim aqui — Disse Bonnie Ela falou aquilo em voz baixa, mas era como se cada palavra fosse forçada para fora uma por uma, como seixos atirados em um lago.
Matt ficou mais desanimado ainda.
— Ruim... até que ponto?
— É tão ruim que é...eu nunca senti nada assim. Nem quando Elena foi morta, nem de Klaus, nem de nada. Eu nunca senti nada tão ruim. É tão ruim e tão forte. Não sabia que alguma coisa podia ser tão forte. Está me pressionando e eu estou com medo..."
Damon sempre preso em seu próprio egoísmo inicial e cheio de sarcasmo, ainda pensa em Elena e quer seduzir a garota a todo custo. Mesmo sendo muito claro que ela realmente ― nos livros ― só enxerga o precioso Stefan Salvatore. Embora antes de se apaixonar por Stefan, a jovem Elena tenha tido mais namorados do que estrelas no céu. Como Caroline fez questão de observar embora não tão poeticamente.
"Porque ela pedira a ajuda dele de maneira tão patética. Aquelas criaturas, aqueles Malach. Tentaram fazer com que ele visse a morte da menina os olhos meio focalizados enquanto desviavam a mente dele do presente dele com um devaneio glorioso. Malach — Era a palavra genérica que indicava uma criatura das trevas. Uma irmã ou irmão da noite. Mas para Damon agora a palavra em si parecia algo cruel, um som a ser cuspido ou sibilado."
Mas curiosamente nesse trecho Damon está se referindo a Bonnie. Só isso que eu posso dizer.
Uma criatura parasita sobrenatural que espalha um vírus tanto nos vivos quantos nos mortos – vivos...
É por isso que eu não entendo porque ainda não criaram uma série de TV idêntica aos livros, é uma história mais sombria com mais criaturas das trevas. E olha que eu gosto de The vampire diaries, eu assisti até a segunda temporada preciso terminar e trazer uma resenha aqui.
Será que eu teria coragem de assistir uma série idêntica aos livros? Eu não sei dizer...
“ ― Eu ainda sou muito nova ― Sussurrou ela abraçando – o com força ― E se você contar em dias, não tivemos muito tempo junto desse jeito, mas...
― Ainda sou velho demais para você, mas poder olha-la e ver você me olhando...
― Diga que me amará para sempre...
― Eu a amarei para sempre...
― Haja o que houver...
― Elena, elena...eu a amei como mortal, como vampira, como espirito puro, como uma criança espiritual... e agora a amo como humana novamente.
― Prometa que vamos ficar juntos...
― Vamos ficar juntos.
― Não. Stefan, isto sou eu. ― Ela apontou para a sua cabeça como que para destacar que por trás dos olhos azuis pontilhados de ouro havia um cérebro funcionando a toda. ― Eu conheço você. Mesmo que não possa ler sua mente, posso ler a sua expressão. E todos os antigos temores...estão de volta, não estão?
Ele virou o rosto.
― Eu nunca a deixarei.
Enquanto eu escrevo essa resenha penso que tudo o que eu quero é um amor épico igual ao de Stefan e Elena. Enquanto tento, mas ainda não tenho minha própria história de amor. Também, em breve espero conseguir terminar de escrever o meu livro de contos (Since dezembro 2018).
“ Minha amada Elena...
Sei que vai olhar aqui mais cedo ou mais tarde...
Amada, creio que agora você é capaz de cuidar de si mesma; nunca vi uma menina mais forte ou mais independente.
E isso quer dizer que chegou a hora.
Hora de eu partir...
Por favor, perdoe-me. Por favor, esqueça-me.
Ah, meu amor. Não quero ir, mas preciso.
Se precisar de ajuda, fiz com que Damon desse sua palavra de que a protegeria. Ele jamais lhe faria mal, e qualquer criatura maligna que esteja em Fells Church não ousaria tocar em você com ele por perto.
Minha amada, meu anjo, eu sempre a amarei...
Stefan.
A autora LJS faleceu em março de 2025, eu como leitora ainda não consigo acreditar nisso. Seu legado nunca será esquecido. Muito obrigada por criar histórias onde eu me apaixonei pelos irmãos Salvatore, pela Bonnie, e Elena.
Próximo livro: O Retorno ― Almas sombrias.
Komentarji