Analisando as capas da Saga Crepúsculo.
Pode conter spoilers dos livros da saga!
Olha, eu de novo! dessa vez com um post um pouco diferente, eu tenho sumido, mas eu juro que tem material legal vindo gente, faz algum tempo que eu fiz um post sobre o que eu mudaria na saga crepúsculo, e teve bastante repercussão em um grupo do facebook que eu postei na época (cof cof nyah! Fanfiction) quer dizer, não tanta repercussão quanto uns tweets dos fãs da saga a respeito de coisas improváveis... (pessoal do twitter vamos escrever um livro juntos?).
E agora parece que durante toda essa pandemia parece que alguns autores decidiram tirar muitos projetos da gaveta para a nossa alegria: Suzanne Collins, Rick Riordan, JK Rowling e a Stephenie Meyer. (e eu também! Você já leu Multiversos?!)
A autora lançou os quatro livros da Saga Crepúsculo entre 2005 – 2010 e em seguida lançou o pequeno livro A Breve Segunda Vida de Bree Turner, que eu ainda não li, mas conta a história de uma adolescente que infelizmente, acabou sendo transformada para fazer parte do exército de recém criados da vampira Victória.
Eu particularmente, acho que se fosse para escolher alguém para contar a história do exército seria mais interessante do ponto de vista do Riley, ele foi todo manipulado pela Victoria e ela conseguiu convence – lo ― mesmo tendo cara de louca ― que repentinamente ela havia se apaixonado perdidamente por ele, mas eu vou ler o livro o que já posso dizer é que eu amei o contraste dessa capa.
Não sei dizer quando exatamente eu comecei a reparar em capas de livros e procurar um significado em cada uma delas talvez, tenha sido algo automático porque eu quero trabalhar com design editorial e, para treinar eu pretendo refazer capas de livro que já li e também para portfólio então, eu comecei a reparar bastante nisso e a primeira capa que me intrigou foi a Culpa é das Estrelas do John Green. (alguém entendeu? por favor me explica) inclusive vou fazer o redesign dessa assim que possivel! Já estou com algumas ideias e fiquei bem empolgada!
Então, por isso eu resolvi trazer para vocês os significados das capas da saga Crepúsculo!
Crepúsculo: A maçã na primeira capa representa a fruta proibida a escolha maçã foi usada em vários filmes como A Branca de Neve, que ao comer a fruta envenenada, fica em um estado aparente de morte “as maçãs são bem versáteis e eu amo a beleza simples da imagem” – Meyer. E eu acho que essa história de fruta proibida representa muito o Edward na frase: “E o leão se apaixonou pelo cordeiro...”
Lua nova: A autora mencionou certa vez na época de amanhecer para uma revista adolescente eu acho que o titulo do segundo livro foi escolhido porque nessa fase da lua uma parte dela fica na escuridão assim como a Bella e Edward ficaram durante o período de separação, em relação a imagem da capa ela mencionou que não teve participação na escolha.
Eclipse: Sobre o titulo eu tenho o palpite de que simbolize a escolha de Isabella (o Edward) e a seda rasgando segundo a autora significa o começo do desprendimento de bella, tudo o que a protagonista está abrindo mão ao escolher a imortalidade.
Amanhecer: a capa do quarto livro mostra um peão e uma rainha em um tabuleiro de xadrez simboliza todo o progresso de Bella ao longo da história, ela começou sendo a mais fraca afinal, ela é uma humana no meio de muitos vampiros e lobisomens sobreviveu e se tornou uma vampira que tem um escudo mental e pode ser expandido que foi o que levou o clã dos Cullen a vitória na batalha contra os Volturi, ela é agora a peça mais forte a rainha.
Vida & Morte: A edição comemorativa de dez anos da saga carrega a mesma capa do primeiro livro trocando apenas a cor da maçã que agora é verde simbolizando a troca de gênero dos personagens e contando a história do primeiro livro com pouquíssimas modificações segundo uma nota da autora no próprio livro (eu comprei e ainda não li) Bella agora é Beau e Edward é Edith.
Sol da meia noite: O agora quinto livro da saga conta a história do primeiro livro da saga no ponto de vista do Edward Cullen foi lançado ano passado e segundo informações tem mais de 700 páginas ( o que eu acho bastante justo afinal, ele é um vampiro centenário deve ter muita coisa para contar) e também faz tempo que estamos esperando essa história houve uma época em que a autora estava escrevendo esse projeto e ele acabou vazando na internet o que fez com que Meyer desanimasse e guardasse o projeto até Agosto de 2020.
Nessa capa temos uma romã com muitas sementes aparentes (a minha tripofobia gritou) mitologia grega existem várias histórias envolvendo essa fruta, porém acredito que a mais conhecida seja a da Deusa Perséfone que ao comer algumas sementes ficou presa no mundo inferior depois de ser sequestrada por Hades, assim se tornando a rainha do submundo.
No entanto não é só isso a fruta romã vem da Pérsia é considerada uma relíquia sagrada da natureza, sendo utilizada desde a antiguidade para simbolizar o amor, a vida, a união, a paixão, o sagrado, o nascimento, a morte e a imortalidade.
Tudo isso combina muito com o Edward, só sei que estou muito ansiosa para ler esse livro! Você que leu o que achou?
Comments