Porque eu não gosto do personagem Jacob Black.
Faz tempo que eu quero escrever esse post especialmente para algumas fãs desesperadas do lobo descendente de Ephraim. Durante alguns anos eu vi pessoas justificarem a personalidade do Jacob Black que na maior parte do livro é insuportável pelo fato de só ter 16 anos e até teve que crescer para cuidar do pai sozinho. Okay, que culpa os Cullens tem nisso?
As outras irmãs dele tem uma vida fora da cidade, uma mora no Havaí que é a Rebecca e a outra é a Rachel que se eu não me engano está em um internato e mais tarde quando volta tem um imprinting com o Paul Lahote em amanhecer.
Só que se ele tem todas essas atitudes ao longo dos livros sinto dizer ele não cresceu, na verdade ele parece mais um bebe resmungão mesmo.
Lembrando que esse post é só a minha opinião sobre o personagem Jacob Black todo meu amor ao ator Taylor Lautner e a saga Crepusculo. Uma vez eu vi num grupo do facebook 13 motivos pelos quais uma menina em especifico não gostava do Jacob Black. Isso porque o post era de uma outra menina fazendo a seguinte pergunta porque todo esse ódio com o Jake? E eu realmente concordo com a garota em gênero, número e grau inclusive eu estou procurando esse post enquanto escrevo isso e graças a Deus achei eu jurava que tinha salvo.
Uma coisa interessante que eu percebi lendo um trecho de Sol da meia que estava no facebook que é o crepusculo no ponto de vista do Edward, é que o vampiro telepata vê a mente do lobo como um lugar tranquilo de se estar o que deve ser raro (eu preciso ler esse livro!).
Então já começamos aqui: o lobo fica insuportável em lua nova apesar de desde sempre sentir algo pela garota em lua nova quando bella começa a reagir forçadamente para não ser obrigada pelo Charlie a morar com a mãe. Nisso se eu não me engano a primeira atividade deles é um pedido de bella: encontrar a campina.
Logo em seguida eles estão no cinema junto com Mike newton na verdade, a ideia foi do loiro que de novo graças a trechos de sol da meia noite sabemos que ele também não tem o mínimo respeito pela Swan, mas bella foi esperta e convidou o Black ou seja não é um encontro nem para um nem para outro e Jacob começa a tentar dar em cima dela a partir dai mesmo vendo que ela está quebrada e dai ele começa a falar dos Cullens o que é passar sal na ferida sem dó nem piedade. Ele inclusive fala que ela mente para o Charlie, é ela mente e ele também porque o segredo não é deles.
Jacob não parece odiar os vampiros que são os seus inimigos naturais ele odeia os Cullens porque bella gosta do Edward. Tanto que quando o Jacob explode a bella fala que só precisa de mais tempo para gostar dele de tanto que em nenhum momento quando Alice chega ele parece preocupado com a Victória, ele está preocupado em saber se o Edward voltou porque na cabeça dele se ele ficasse mais tempo fora chega até a atender o telefone da casa Swan e falar que o Charlie está cuidando de um enterro ele só não contava que a bella fosse para Itália atrás do vampiro.
E ainda quando eles voltam da Itália a garota descobre que o lobo contou para o chefe de policia sobre as motos para que ela não visse mais o Edward, aparentemente ele não contava que o Edward também escalava a janela dela a noite. Isso bem antes dele. Super maduro não?
E ainda tem a cara de pau de jogar na cara do Edward que quer que ele suma de novo, fala que vai atacar os Cullens se transformarem bella porque isso seria uma quebra de tratado (mal sabe ele que Edward sempre torceu que bella desistisse de ser imortal) isso só porque ele sabia que bella queria estar para sempre com Edward. Veja o tamanho da preocupação.
Logo no começo de eclipse ele se afasta de bella por ter escolhido Edward e seria minimamente razoável se ele se mantivesse afastado para curar o coração partido, mas não, era só uma birra para ver se ela desistia do vampiro porque não muito tempo depois ele aparece fala da Victória não porque está preocupado, mas para fazer intriga entre Edward e bella, ele e bella vão para La Push e ele bem, dá a entender que ela é interesseira e superficial afinal ele só consegue ver que nesse caso para a natureza seguir seu curso bella deveria estar com ele e não com o ruivo.
“Eu não entendi a necessidade do discurso sobre a natureza; eu imaginei que ele estivesse só tentando mudar de assunto. Mas depois ele olhou de volta para mim com humor negro nos olhos.
― E mesmo assim, você não vê o peixe tentando dar um beijo na águia. Você nunca vê isso. ― Ele deu um sorriso de zombaria. Eu correspondi com um sorriso forçado, apesar do gosto amargo ainda estar na minha boca.
― Talvez o peixe estivesse tentando ― eu sugeri. ― É difícil dizer o que o peixe estava pensando. Águias são pássaros de boa aparência, você não acha?
― É disso que se trata? ― A voz dele estava abruptamente mais afiada. ― Boa aparência?
― Não seja estúpido, Jacob.
― É o dinheiro, então? ― Ele insistiu.
― Isso é legal ― eu murmurei, me levantando da árvore. ― Eu estou lisonjeada que você pense tão bem de mim. ― Eu dei as costas pra ele e comecei a ir embora.
― Aw, não fique com raiva. ― Ele estava bem atrás de mim ele agarrou o meu pulso e me virou. ― Eu estou falando sério! Eu estou tentando entender, e estou ficando em branco.
As minhas sobrancelhas se uniram raivosamente, e os olhos dele estavam pretos nas sombras escuras. ― Eu o amo. Não porque ele é lindo ou porque ele é rico! ― Eu joguei a palavra em Jacob. ― Eu preferiria se ele não fosse nenhum dos dois. Isso iria balancear as coisas entre nós um pouquinho. ― Porque ele ainda seria a pessoa mais amorosa e altruísta e brilhante e decente que eu já conheci. É claro que eu o amo. Será que isso é difícil de entender?
― É impossível de entender.
― Por favor, me esclareça então, Jacob ― eu deixei o sarcasmo voar solto. ― Qual é o motivo válido pra se amar alguém? Já que aparentemente eu estou fazendo isso errado.
― Eu acho que o melhor lugar pra começar seria procurar entre a nossa própria espécie. Isso geralmente funciona.
― Bem, isso é uma droga! ― Eu atirei. ― Eu acho que estou presa com Mike Newton afinal de contas.
Jacob enrijeceu e mordeu o lábio. Eu podia notar que as minhas palavras haviam machucado ele, mas eu ainda estava com raiva demais pra me sentir mal sobre isso.
Ele soltou o meu pulso e cruzou os braços no peito, desviando de mim pra encarar o oceano. ― Eu sou humano ― ele murmurou, sua voz quase inaudível.
― Você não é tão humano quanto Mike ― eu continuei rudemente. ― Você ainda acha que essa é a consideração mais importante?
― Não é a mesma coisa ― Jacob não desviou o olhar das ondas cinzas. ― Eu não escolhi isso.
Eu ri mais uma vez sem acreditar.
― Você acha que Edward escolheu? Ele não sabia o que estava acontecendo com ele mais do que você sabia. Ele não se inscreveu pra isso. Jacob estava balançando a cabeça pra frente e pra trás, num movimento pequeno, rápido. ― Sabe, Jacob, você é terrivelmente cheio de si, levando em consideração que você é um lobisomem e tudo mais.
― Não é a mesma coisa ― ele repetiu, olhando pra mim.”
Jacob nas próprias palavras de bella é um garoto infantil que não sabe encarar a realidade dos fatos. Quando ele diz que prefere ver Bella morta do que como uma vampira, o Black é abusivo sim, e como se não bastasse isso ele beija a garota a força mais de uma vez no mesmo momento no livro quando a bella simplesmente percebe que não vai conseguir empurrar o lobo ela simplesmente fica parada feito uma estatua e ainda pergunta se já acabou. Já acabou, Jéssica? Ops digo, Jacob.
Não estou dizendo que o Jacob está errado em se declarar, o problema é toda a chantagem emocional e o beijo forçado que na cabeça dele foi tipo super retribuído a bella levanta a mão tentando empurrar o lobo e logo em seguida lhe acerta um soco e ele vem dizer que ele sabe quando um beijo é retribuído. É o que? Em outras palavras ele é dificil de engolir.
Eu estou tentando colocar todos os acontecimentos em ordem cronológica bella fez sua escolha definitiva e com todas as letras quando aceitou a aliança de Elizabeth Masen, desde de sempre Bella deixou claro isso. Sempre foi ele. Quando o Jacob escuta isso ele faz claro chantagem emocional.
― Eu estou com pressa, Bella ― ele disse com uma voz inexpressiva. ― Porque você não acaba logo com isso?
Eu engoli, minha garganta estava seca de repente que eu não sabia se podia fazer algum som sair.
― Só diga as palavras, e tudo está acabado.
Eu respirei fundo.
― Eu lamento por ser uma pessoa tão podre ― eu sussurrei. ― Eu lamento por ter sido tão egoísta. Eu queria nunca ter te conhecido, pra não ter que te machucar do jeito que eu fiz. Eu não farei mais isso, eu prometo. Eu vou ficar longe de você. Eu vou me mudar do estado. Você não vai mais ter que olhar pra mim de novo.
― Esse não é um pedido de desculpa muito bom ― ele disse acidamente.
Eu não consegui fazer a minha voz ser mais alta que um cochicho. ― Me diga como fazer isso certo.
― E se eu não quiser que você vá embora? E se eu preferisse que você ficasse, egoísta ou
não? Será que eu não tenho nenhuma palavra, já que você está tentando acertar as coisas comigo?
― Isso não vai ajudar em nada, Jake. Foi errado ficar com você quando você queria coisas tão diferentes. Isso não vai melhorar. Eu só vou continuar machucando você. Eu não quero mais te machucar. Eu odeio isso ― Minha voz se partiu.
Ele suspirou. ― Pare. Você não precisa dizer mais nada. Eu entendo.
Eu queria dizer o quanto eu sentiria saudades dele, mas mordi minha língua. Isso também não ajudaria em nada.
Ele ficou quieto por um momento, olhando para o chão, e eu lutei contra a minha vontade de ir e passar os meus braços ao redor dele. De confortar ele.
E aí a cabeça dele se levantou.
― Bem, você não é a única capaz de se auto sacrificar ― ele disse, sua voz estava mais forte. ― Nesse jogo dois podem jogar.
― O que?
― Eu tenho me comportado muito mal ultimamente. Eu fiz isso ser muito mais difícil pra você do que precisava ser. Eu podia ter desistido de boa vontade no início. Mas eu te machuquei também.
― Isso é minha culpa.
― Eu não vou deixar você reclamar a culpa aqui, Bella. E nem a glória também. Eu sei como me redimir.
― Do que você está falando? ― eu quis saber. A luz repentina, frenética nos olhos dele me assustou.
Ele olhou para o sol e sorriu pra mim. ― Há uma luta bem séria prestes a acontecer aqui. Eu não acho que será muito difícil tirar o meu time de cena.
(...)
― Como? ― eu perguntei.
― Você podia me pedir ― ele sugeriu.
― Volte ― eu sussurrei. Como ele podia duvidar que eu estava falando sério?
Ele balançou a cabeça, sorrindo de novo. ― Não é disso que eu estava falando.”
Cortei a cena porque é longa, mas acho que isso aqui já se mostra problemático o bastante e nessa mesma cena ele pergunta se pode ser padrinho de casamento dela para torturar um pouco e ele vira mesmo o padrinho. Mas para variar ele só aparece para dar um show depois de descobrir que bella vai “aproveitar “sua lua de mel. Francamente, ele esperava o que? Mais preocupado que o Edward pode ter certeza de que ele não está. Ele é um tremendo intrometido.
E se prova mais intrometido depois já que quando Bella morre no parto ele tem a capacidade de tentar matar Renesmee e então, dai bam o milagroso imprinting Jacob se acha dono da razão o bastante para achar que tem o direito de matar a Renesmee depois que bella deu a vida por ela contrariando todos os Cullens exceto a loira, Rosalie. Eu não tenho exatamente um problema com o imprinting o problema é o ser com o Jacob. Eu gosto bastante da amizade do Seth com a familia Cullen nos livros porque o lobo até então caçula do bando enxerga o lado bom dos Cullen, como pessoas.
Depois do imprinting o Jacob praticamente mora lá e acha que tem mais direito sobre a Renesmee do que a própria Bella o que é meio irônico já que segundos antes ele queria a criança morta agora não quer nem que bella a carregue. Então ele não é uma pessoa justa, ele se acha o dono da verdade para aquilo que é conveniente para ele no momento.
Próximo ponto no livro na cabeça de Charlie Bella está doente na suíça desde que engravidou, e os Cullens precisam ir embora de tempos em tempos porque como sabemos eles não envelhecem e as pessoas começam a notar, assim que Jacob soube disso o alfa foi correndo atrás do Charlie para avisar que Bella estava na cidade sabendo que o xerife não ia deixar a garota sair da cidade porque ficou muito tempo longe dela. Ele fez isso porque não queria ficar longe do seu imprinting e também não pensa em deixar La Push. O próprio Edward que é um telepata fala que ele fez isso por puro egoísmo e como homem Edward nunca foi injusto com o Jacob tanto que eles tiveram um papo legal na barraca em eclipse.
E acho que meu último ponto é no natal quando Jacob da uma pulseira de compromisso para Renesmee sei que no momento não tem nenhum sentimento romântico envolvido, mas o lobo já está contando com isso, alguém aqui tem alguma dúvida de que quando a menina chegar em uma certa idade ele vai ser tão insistente e desagradável quanto foi com a mãe da garota? Certamente ele já está planejando o casamento e é muito provável que Bella talvez, até empurre a garota para ele.
Renesmee ao se tornar a escolhida de Jacob foi posta como prêmio de consolação. Eu não gosto disso.
תגובות