Resenha da série 13 reasons Why
Disponivel na Netflix
Conteúdo sensível
4 temporadas
Status: completa
Pode conter spoilers!
Essa série foi baseada em um livro homônimo, e conta a história de uma adolescente chamada Hannah Baker que cometeu suicídio, mas antes dela fazer isso ela gravou 13 fitas para contar os motivos que levaram ela a tirar sua vida.
A história é contada através de flashbacks e também pelo garoto chamado Clay Jensen que está com as fitas nesse momento, ele se atormenta tentando descobrir o que levou uma adolescente aparentemente saudável a tirar a vida, ela não tinha motivos ou tinha?
O ensino médio não é fácil, algumas pessoas dizem que antigamente bullying não existia, mas existe sim e machuca sim existe uma enorme pressão da sociedade para você saber quem você é, e também os inúmeros tabus que o mundo impõe para todos os jovens.
Parece que ser adolescente já tira todos os seus créditos, porque se você é jovem e saudável não tem direito a ter nenhum problema ou sair com os amigos porque já acham que você vai entrar em coma alcoólico...
Logo que o primeiro episódio entra você vê um armário cheio de fotos e mensagens fofas para a garota que não está mais aqui, comentários do tipo nossa como ela era bonita coisas simples que poderiam melhorar o dia daquela garota...
— Se você está ouvindo essa fita saiba que, você foi um dos motivos...
Essa série ela aborda muitos assuntos pesados, suicídio, depressão, drogas e violência então ela continua sendo polêmica porque são assuntos pesados.
Mas isso é errado é justamente porque são esses assuntos pesados que precisam ser conversados abertamente sem nenhum tipo de repreensão os pais precisam assistir não porque tem medo de que o filho pule da ponte porque o ator fez isso, mas para tentar entender os jovens e o que levam eles a fazer isso já que surpreendentemente os pais e avós não entendem a nossa geração porque nunca se divertiram, sofreram ou fizeram más escolhas...
Existe uma questão sobre ter passado o suicídio da protagonista da primeira temporada tão abertamente (essa cena foi retirada aparentemente porque tinham medo de que alguém tentasse se matar simplesmente porque assistiu isso) só que quem quer realmente se matar acha um jeito, pode usar o Google, pular de um prédio não precisa assistir a série para isso.
E junto com a retirada da cena veio uma mensagem inicial que eu particularmente achei tardia considerando os temas abordados deveria ter um aviso de gatilho desde de a estreia da série não depois que ela explodiu, eu achei importante o aviso inicial porque aí você consegue decidir se assiste ou não.
— Para mim bonitinho é só um feio arrumado...
Não demora muito para chegarmos ao começo de tudo segundo Hannah o começo do fim foi Justin Foley:
" aquele sorriso aquela droga de sorriso..."
Clay se tortura ao pensar no que pode ter feito para magoar a garota e acaba batendo a bike o que formou aquele machucado em sua testa que nunca cicatriza...
Alguns boatos a respeito da Hannah Baker começam, em suas próprias palavras na fita Hannah vadia!
" Eu tenho ouvido tantas histórias sobre mim que eu não sei qual é a mais popular, mas sei qual é a menos popular: a verdade"
Uma foto da Hannah foi espalhada descendo do escorregador de saia e boatos de que não foi só um beijo que havia acontecido, o seu primeiro beijo.
Então obrigada Justin.
Jéssica Davis, também de certa forma recém chegada na escola e nisso as duas foram chamadas pela orientadora para tentarem se enturmar e quem sabe, criar uma amizade e acabou funcionando o senso de humor ácido com a falta de tato adulto as aproximou e assim começaram as tardes no Monet ‘s e logo Alex Standall está inseparável das duas e dos chocolates quentes.
Até que Hannah se deu conta de que em uma amizade entre três pessoas sempre tem um que fica para trás e esse alguém foi ela.
E depois ela descobre que eles sabem exatamente que ela folga as quartas (ela trabalha em um cinema) e encontram ela por acaso cobrindo uma folga e o casal maravilha Jessica e Alex vão assistir a um filme (eu achei uma tremenda falta de consideração com a Hannah só para deixar bem claro) só deixaram de falar com ela simples assim e muito justo.
Alex faz uma lista com todos os atributos das garotas, essa lista circula pela sala e Jéssica acha que isso de alguma forma é culpa da Hannah já que o Alex terminou com ela, acusou a Hannah, chamou ela de vadia e lhe deu um tapa.
E assim os assédios começaram.
Como alguém não se sente um lixo com isso?
Hannah é a culpada né? Geralmente é mais fácil jogar para cima dos outros seus problemas e inseguranças e a culpa é da garota não do namorado que fez uma lista ridícula.
Certo entendi.
A culpa é da mulher, olha faz tempo que eu assisti a série então eu posso estar esquecendo alguma coisa, mas eu não consigo simpatizar com a Jess e sim, eu sei que a vida dela se torna um inferno mais para frente.
Enquanto isso Clay Jensen está tentando digerir tudo, e é o último aparentemente a ouvir as fitas os outros envolvidos estão meio paranoicos.
Todo mundo tem uma parcela de culpa e a culpa consome, Tyler Down por exemplo invadiu a privacidade de Hannah e postou para todo mundo se nem em um quarto você tem privacidade o que você faz? Isso tudo porque ela não aceitou sair com ele. Dor de cotovelo, não é?
A verdade é que todas as pessoas mencionadas na fita fizeram coisas cruéis com a Hannah e isso começou com a lista, com o assédio com Hannah se sentindo descartável, fácil e barata coisa que ela nunca foi.
Tyler Down o Stalker bem tema de fanfic Dark romance isso na vida real não é certo gente, isso é crime tudo bem? Vamos falar de fanfics em outro post.
Tyler o fotógrafo que cuida do jornal da escola (clichê, não é?) Já teve a janela apedrejada pelo que fez e sim foi pelos outros culpados, hipocrisia que fala né?
O que me manteve vidrada nessa série foi o suspense, os flashbacks e ver se os culpados por atormentaram a vida de Hannah e cometeram crimes receberiam algum tipo de punição.
A verdade é que dá vontade de pegar todos os personagens das fitas e dar um chacoalhão, é umas coisas cruéis que acontecem por puro...status?!
A personagem Courteney, é bem difícil de engolir ela é bem cínica, é a primeira a dizer que Hannah tinha muitos amigos e tem uma cara de sonsa eu sabia que tinha alguma coisa errada com ela quando eu comecei a assistir, ela não é inocente não!
Courteney e Hannah beberam um pouco e a oriental a desafiou a beija‐la, Courteney se empolgou visivelmente e Hannah digamos "saiu pela esquerda" no dia seguinte Courteney vai tirar satisfação com Hannah.
Isso mesmo com a Hannah que também faz parte da foto e não com o " fotógrafo não autorizado " a Hannah já tinha passado por uma situação semelhante com fotos e, no entanto, a outra garota vai se lamentar que a vida dela está destruída.
Na minha opinião a Courteney não se aceita e quis se fazer de coitada para Hannah que naquele momento estava na mesma situação que ela.
Falando agora da segunda temporada, acho que é compreensível mesmo que talvez para alguns minimamente o porquê de a garota ter se matado ela foi violada de todas as formas possíveis.
Sua casa, seus pensamentos e seu corpo e quando foi pedir ajuda foi um conselho bem pobre: tipo supera ou dorme que passa o Sr Porter não deveria trabalhar com pessoas, ela já estava quebrada e ninguém deu uma ajuda real o que você faria?
Clay é atormentado pelas histórias de Hannah mesmo durante o dia ele acaba sugando todo o sofrimento para si, e fica cada vez perturbado sua mente não é um lugar de paz.
— Todo mundo é tão legal que te levam a cometer suicídio!
Olivia Baker, mãe de Hannah, encontrou no quarto da garota escondido no fundo do closet uma folha com os nomes de todos os culpados, e não muito tempo depois os porquês são chamados para depor, então, a segunda temporada é sobre segredos que nem o próprio Clay (que aparentemente é o único ser humano descente daquelas fitas) saberia.
Se você chegou até aqui você já descobriu que Bryce Walker estuprou Hannah e Jéssica e a Baker assistiu a violência dentro de um armário sem conseguir fazer nada.
Jéssica não se lembra muito daquela noite e se mostra bastante arrisca, até que em uma explosão de raiva Justin conta a verdade para a namorada, agora Davis é uma pessoa quebrada foi estuprada pelo melhor amigo do seu namorado e junto com Clay decidiu que vai fazer justiça e prender Bryce.
Durante os depoimentos temos mais flashbacks contando um pouco mais da história do Hannah com uma perspectiva diferente Tyler por exemplo, fez uma sessão de fotos dela e quando surgiu aquela foto do Justin ele decidiu presentea- la com algumas das fotos, mas o ciúme o impediu.
Mas agora, Clay Jensen tem um outro problema receber uma polaroid com uma mensagem de Hannah não foi a única é o suficiente para deixar alguém mais paranoico.
Bryce tinha cometido mais algum crime?
Sobre a mãe da Hannah nós vemos que ela também, busca lembrar de todos os momentos da vida da garota inclusive momentos em que ela pegou bem pesado, mas agora não adianta lamentar, não é? Ninguém fez Hannah Baker sentir que valia a pena! Clay até tentou aquela noite na festa da Jéssica, mas era tarde demais...
Clay está tentando seguir em frente com a sua vida amorosa ao lado de Skye, o que não tem sido nada fácil considerando as alucinações que ele tem tido com Hannah.
Alex Standall tentou se matar com um tiro na cabeça, essa é a prova de alguns pensamentos realmente atormentam, agora ele está usando muletas e tentando seguir a vida da melhor maneira possível, essa cena de tentativa de suicídio também foi retirada o que eu achei bem desnecessário.
Essa série foi criada para ser pesada.
Continuando...
Alex esqueceu de tudo não lembra de nada trinta dias antes dessa tentativa de suicídio, ou seja, não lembra das fitas, mas pelo menos ele tem o Zach e a Jessica que agora está sendo ameaçada.
Justin Foley sumiu seu melhor amigo estuprou sua namorada e ele não conseguiu impedir e talvez nem conviver com isso, ele foi embora e agora Clay e Tony Padilla estão atrás da única pessoa que pode defender a Davis que nesse momento está fugindo dos próprios fantasmas. Justin está de volta em um estado deplorável.
Os porquês estão tentando recomeçar suas vidas, tentando deixar para trás o fantasma de Hannah, Tyler começou uma amizade com Cyrus, um garoto de estilo punk e rebelde que gosta de protestar contra pessoas cruéis e quer dizer, até então Tyler não tinha amigos né? Se aproximou dos outros alunos por um segredo em comum, mas parece que para a maioria é só isso.
Então, basicamente essa segunda temporada é sobre os depoimentos dos porquês, e flashbacks de um outro ponto de vista afinal, a verdade sempre tem dois lados né? Temos alguns triângulos amorosos nessa temporada...
As curiosidades sobre as próximas vítimas de Bryce Walker me mantiveram vidrada nessa série, assim como o futuro de Justin que não tem ninguém...
Eu confesso que esperava uma participação maior da Olivia com os porquês, mas basicamente ela ouviu as fitas e se lembra diariamente das palavras que já trocou com a filha que foram duras demais...
Bryce tem uma namorada uma coisa peculiar (peculiar é a palavra?) que ele faça questão de deixar claro esse lado agressivo dele e a menina não demonstra nenhum tipo de " senso de perigo"...
— Eu não entendo porque pessoas amam pessoas que não são boas para elas...
A grande questão aqui é, quantas vítimas sofreram nas mãos de Bryce e será que algum dia ele vai pagar por isso?!
Chegamos no depoimento do Zach e descobrimos que ele e Hannah passaram um verão juntos indo ao cinema e tal um clichê que eu amei! SHIPPO! É claro que o Clay descobre isso e fica muito bravo quer dizer, acho que a única coisa que ele sabia era que a Hannah tinha beijado o Justin então, ele teve uma crise de ciúmes...
Ao longo da série inteira eu gosto muito da relação Jessica e Justin ela foi bem convincente, cheia de altos e baixos bem real assim como a amizade de Zach e Alex e nas próximas temporadas outras amizades de verdade surgem...
Uma coisa que eu acho legal nessa temporada é que com esses depoimentos, o Clay começa a perder que a perceber que a Hannah não era “perfeita” e começou a perder o “ encantamento ” que geralmente acontece quando estamos apaixonados por alguém, e também é claro não perde a oportunidade de julgar com quem ela escolheu dormir e com Zach bom, não foi tão simples assim...
Chega a vez de Bryce sabe o que é mais engraçado?! Ele coloca roupas formais e óculos para parecer decente e inofensivo, todo mundo está sob pressão e alguns até treinando atiramento péssima combinação não acha?
Jéssica depõe contra Bryce e é uma das partes mais emocionantes porque não aparece só ela, aparece outras personagens falando de assédio e estupro, Bryce recebe sua sentença.
Falando agora da terceira temporada, temos inicialmente três pontos agora a série é narrada por uma nova personagem, temos a recuperação do Tyler e aparentemente, o Bryce desapareceu.
Uma das coisas mais legais da série é o laço que o Clay e o Justin criam, é muito profundo, e deixa meu coração quentinho.
Somos apresentados a Any Achola e não, eu não gosto dela, eu achei curioso colocarem uma personagem nova para narrar uma história continua por assim dizer, ela mora na casa do avô do Bryce porque sua mãe é enfermeira.
E daí vem a questão, o que aconteceu com Bryce? Ele está viajando e curtindo a vida ou aconteceu algo grave? Porque verdade seja dita, muitos alunos detestavam o Bryce com razão é claro.
— O Bryce Walker entrou na minha vida e a minha vida ficou complicada, mas é o seguinte eu conheço um Bryce que ninguém conhece...
O que mantém a série interessante é a forma como ela é apresentada com os flashbacks isso me deixou bastante curiosa para saber o que vai acontecer...
A pergunta da terceira temporada é:
Quem matou Bryce Walker?
Sim, Bryce Walker está morto. É o trailer dessa temporada.
Quem perdeu os limites e se tornou um assassino para vingar todas as atrocidades que ele tinha feito?!
Não simpatizo com Any porque eu acho estranho talvez essa não seja a palavra o fato dela achar que Bryce tinha um lado dele que poderia ser salvo, que ele era bom coisa que até quem colocou ele no mundo admitiu que ele não era, e ainda sim também ser próxima de pessoas como o Clay são dois extremos. Aí eu me pergunto quem ela é?!
Conforme os episódios vão passando nós vemos um pouco mais sobre a vida de Bryce Walker que sempre pegou tudo o que quis porque achava que podia e assim se tornou um estuprou, sua criação foi extremamente machista e a única mulher que ele mostra algum respeito é a mãe (isso sim me surpreendeu).
Vemos também que Zach se aproxima de Chloe, que estava grávida de Bryce e apoiou ela em todos os momentos incluindo quando ela decidiu abordar, olha eu shippo! Não tanto quanto Zach e Hannah ou Zach e Alex, mas eu shippo!
Todos estão abalados com o até então desaparecimento do Bryce porque carregam um passado sombrio que com certeza é suspeito...
Walker tentou recomeçar em outro colégio, mas alguém que fez o que ele fez merece perdão? Tem o direito de se manter livre? A minha alma gritou não desde o primeiro episódio até o último não há mais volta! Bryce cruzou uma linha, mas admito que eu quase fiquei com dó dele, quase!
Essa é a minha temporada favorita dizem que personagens bens construídos geram empatia, mas não vivem totalmente na luz e nem na escuridão, mas acho que não tem como tentar apagar o que os personagens Montgomery e Walker fizeram, se você chegou até aqui sabe o que aconteceu com Tyler...
Mas foi bom ver esses dois personagens além disso, além da parte criminosa ficou bem completo a história deles e como eles poderiam ter tido outra vida se tivessem feito outras escolhas...
Posso estar me tornando meio repetitiva, mas eu não gostei da entrada dessa nova personagem Any, ela caiu de paraquedas na série e de repente percebeu que se sentia mais a vontade no meio do grupo problemático da escola Liberty?
Poderia ter sido um personagem lá da primeira temporada alguém atrapalhado, fofo que estava tentando ser aceito que gerasse empatia e de repente pow! Sei lá minha opinião.
Eu tentei adivinhar quem era o culpado, e não acertei e é por isso que essa temporada é a minha preferida foi muito bem escrita e todos tinham motivos.
Davis aparece pronta para briga nessa temporada para lutar por algo maior, para não ficar calada e lutar pelo seu lugar no mundo mesmo depois de tudo o que ela passou...
Uma das coisas que acontece de mais realista na série é como um movimento de outra pessoa pode afetar a sua vida como um efeito domínio como quando Hannah tentou recomeçar cortando o cabelo tentando descobrir quem ela era, mantendo uma outra postura só que nada prepara um ser humano para passar por um abuso, e ela não conseguiu realizar seus sonhos como por exemplo, ir para Nova York e se tornar escritora.
Uma coisa que eu gostaria de ter visto era uma amizade mais profunda entre Ryan e Hannah teria sido perfeito.
Uma parte que eu não gostei foi o triângulo Justin X Jéssica X Alex foi legal e interessante, mas a Jéssica estava perdida e ficou enrolando os dois que estavam implorando por atenção.
Clay se sente cada vez mais pressionado, calado se atormentando com seus próprios pensamentos porque ele tem segredos, o Clay na verdade nunca parece bem, e a tendência é piorar.
Durante o enterro de Bryce nos vemos seus ex amigos, nós vemos Justin dizendo em algum momento eles amaram o em algum momento e de certa forma porque nós sabemos agora como foi a amizade Foley e Walker.
Também percebemos que Montgomery é Gay e não se aceita, tipo o Gerry de control Z mania de colocar personagens gays agressivos na série e passar a impressão de que ele é violento ― extremamente violento ― porque eles não se aceitam e querem ser “durões” e usam a violência como resposta para os seus “dilemas internos”
Bryce está mesmo morto e o culpado foi preso, depois de todos os protestos no enterro e do emocionante discurso da mãe dele, nós percebemos que o fato de alguém não estar bem seja porque ele está tentando salvar o mundo, mas não é um super herói, o Clay no caso.
Any no começo para mim pareceu ser o novo interesse amoroso do Clay, já que eles têm altas conversas nerd, mas tem um, porém: Bryce Walker, Any está mais do que disposta a defende – lo dizer que ele merece uma chance e insinuar que o Jensen é o culpado acho que é fácil defender alguém quando você chegou ontem e não foi vítima de alguém...
Bryce tentou isso eu admito, ele ajudou seus colegas da Liberty, como por exemplo Justin e Alex, mas a sua essência violenta, o seu lado cruel nunca desapareceria, isso ficou claro na noite em que ele morreu.
Quarta temporada e última temporada: a verdade é que Clay achou que Any era uma princesa que precisava ser salva, mas ela escolheu estar com o Bryce e consegue sim tomar suas decisões, nessa última temporada Winston é o novo intrometido da série está tentando buscar justiça por Montgomery De La Cruz culpado pela morte de seu melhor amigo Bryce Walker e que cometeu suicido pouco tempo depois.
De novo esse cara aparece umas duas vezes na terceira temporada dormiram juntos nessas duas vezes e em uma delas ele levou uma surra do Monty, mas ele sabia da verdade sabia que De La Cruz era inocente porque estava com ele naquela noite.
O verdadeiro culpado Alex Standall está ileso e foi protegido pelo pai policial que sabe da verdade, Alex tomou aquela atitude para proteger jessica e agora temos mais esse segredo, lá no começo da série a história era de uma garota que se suicidou por ter sido violada de várias maneiras.
Bryce está morto será que a justiça finalmente foi feita? Eu acho que não quer dizer, ele não foi morto por causa dos seus crimes, ele foi morto porque deixou bem claro que poderia machucar a jessica se tivesse vontade.
Isso me lembra uma frase da personagem Bella Swan de Crepúsculo:
“A morte é tranquila, fácil. A vida é mais dificil.”
Se Walker estivesse vivo ele teria que conviver com suas escolhas, preso de preferência não que eu acho que ele tinha alguma consciência, mas...
Para algumas pessoas segredos são pesados demais para serem guardados, e nessa temporada Clay Jensen está no seu limite, sua mente não tem um pingo de tranquilidade, ele tem pesadelos desde sempre tudo o que já aconteceu na série o assombra de forma pavorosa, ele desenvolve ataques de pânico e também tem problemas com raiva...
Alguns alunos da escola Liberty estão dispostos a lutar para defender a história de Montgomery mesmo que isso queria dizer pregar peças em pessoas já perturbadas, Clay não consegue respirar mesmo tentando salvar todos, ele está exausto e com medo que descubram os seus segredos, está paranoico...
Falta de saúde mental.
E parece mais bonito com esse novo corte de cabelo.
Agora eu posso dizer que eu gostaria de guardar Zach em um pote e defender do mundo, Bryce quebrou o joelho do seu colega de time em uma crise de ciúmes por causa da Chloe, agora fim da carreira para Dempsey.
Winston superou a morte do Monty entre aspas rápido demais para quem estava tão determinado a bancar o justiceiro, ele se conformou muito facilmente enquanto isso, Justin está passando por um momento dificil com as drogas foi para uma clinica de reabilitação e está tentando viver um dia de cada vez.
Clay chega a ponto de ser internado, e mesmo assim os segredos continuam intactos essa é a temporada que eu menos gosto parece que tudo se resolveu rápido demais e tem algumas cenas ridículas acho que para ter algum conteúdo, além do Clay e Justin.
Parece que a terapia resolve todos os problemas de Clay, eu sei que terapia é uma coisa importante e todo mundo deveria fazer quem sabe assim, algumas pessoas não seriam tão mal resolvidas, mas no caso do personagem ele não pode contar grande parte das coisas que já fez então, será que nesse caso a terapia funciona?
Quase todos os porquês conseguiram sobreviver aos horrores do ensino médio, e agora tentam seguir a vida da melhor maneira possivel com os seus fantasmas, segredos e feridas que nunca serão esquecidas.
Agora é uma nova fase: a faculdade.
Comments