top of page
Buscar
Foto do escritorJúlia Fróis

Resenha do livro Eclipse

Atualizado: 3 de ago. de 2019


Livro Eclipse da autora Stephenie Meyer. Photo by: Pinterest.


 

Resenha ― Eclipse.

Autora: Stephenie Meyer.

Páginas: 464.

Gênero: Fantasia.

Editora: Intrínseca.

Ouça durante a leitura: My Love ― SIA.

Pode conter spoilers!

Estava tudo de volta ao normal bom, tão normal quanto o possivel na vida de uma adolescente que tem um namorado vampiro e um melhor amigo lobisomem, o coração de Isabella Swan estava inteiro novamente.

Suas únicas preocupações eram o último ano do ensino médio e a faculdade, isso é claro se você ignorar o fato dela estar sendo perseguida por uma vampira psicopata ruiva, mas Edward estava ali agora, eles estariam eternamente juntos com uma condição: casamento.

Mas antes de qualquer outra coisa o assunto mais discutido é quase sempre a segurança de Bella ( o que é de certa forma compreensível, a própria Bella se descreve como um ima para acidentes) principalmente no que desrespeito a Jacob Black o lobisomem melhor amigo de Bella, para Edward o melhor que ela pode e deve fazer é manter distância, para ela é apenas o seu melhor amigo que ela precisa ter ao seu lado de qualquer jeito, após magoa-lo por escolher salvar Edward Cullen e correr o risco de morrer no processo.

E durante o decorrer desse livro, Isabella escolheu ir visitar Jacob sem a aprovação de Edward (não que ela precise da aprovação do namorado, mas considerando que ela é a mais fraca dos três...) tentando voltar a amizade normal dos dois quando Edward havia deixado Bella, quando Jacob pensou que poderia ter uma chance mas isso era impossível, o próprio Edward reconhece em uma parte do livro que ele já poderia ocupar o coração dela por inteiro, porque quando ele a deixou foi Jacob quem a manteve em pé, ocupando assim permanente um pequeno pedaço do coração da humana...

― “Isso é culpa minha, quando fui embora eu a deixei sangrando Bella. E foi Jacob quem a suturou isso deixa marca, há espaços em sua vida que eu não vou poder preencher.”

Mas a maior parte do coração de Bella sempre seria de Edward, eu gosto da saga inteira é verdade, mas dessa vez em Eclipse Stephenie conseguiu deixar tudo muito poético, principalmente no que se refere a Edward e Jacob e isso foi muito interessante gelo e fogo logo na epigrafe:

“FOGO e GELO

Alguns dizem que o mundo acabará em fogo,

Outros dizem em gelo.

Pelo que provei do desejo

Fico com quem prefere o fogo.

Mas, se tivesse de perecer duas vezes,

Acho que conheço o bastante do ódio

Para saber que a ruína pelo gelo

Também seria ótima

E bastaria.”

― Robert Frost ―

Ela também deixou isso claro quando Isabella tenta a todo custo fazer seus dois amores ( embora em graus diferentes literalmente) a coexistirem em paz para que ela se sinta completa de certa forma, e isso soa meio egoísta para mim ( mesmo se tratando de uma garota de 18 anos, acho que a maioria de nós sabe a quantidade de conflitos que é capaz de estar na mente de uma pessoa jovem) e ela tentou fazer isso, tentou unir os dois até o último momento, é claro que todos se uniram na batalha mas ali era um bem maior e não apenas a Isabella.

E então, em uma atitude que de certa forma me surpreende é Jacob quem decide colocar um ponto final naquele triangulo amoroso, cada um sabe até onde vai a sua força, o seu amor próprio e ele disse algo que me deixou muito comovida:

― “Se você não tivesse descoberto... eu sempre me perguntaria se a sua decisão teria sido diferente da que foi. Agora eu sei. Eu fiz tudo o que podia. ― Ele inspirou o ar instavelmente, e fechou os olhos ele deu um tapinha em cima da minha cabeça. ― Eu vou desistir e ser bonzinho, eu vou ser seu amigo, Bella ― ele disse baixinho. ― Eu não vou pedir por mais do que isso. Você sabe aquela história na Bíblia? ― Jacob perguntou de repente, ainda lendo o teto vazio. ― Aquela sobre o rei e as duas mulheres brigando por um bebê?
― Claro. Rei Salomão.
― Isso mesmo. Rei Salomão ― ele repetiu. ― E ele disse, cortem a criança no meio... mas era só um teste. Só pra ver quem desistiria de sua metade pra proteger a criança.
- Sim, eu lembro.
Ele olhou de volta para o meu rosto.
―Eu não vou mais te cortar no meio, Bella. Mas sempre estarei esperando dos lados, Bella - ele prometeu, deixando seu tom leve e afrouxando os braços. Eu me afastei com uma sensação entorpecente, arrastada, de perda, sentindo a separação rasgante enquanto eu deixava uma parte de mim para trás, lá na cama ao lado dele. - Você sempre vai me ter como segunda opção se quiser.
Eu fiz um esforço pra sorrir. - Até que o meu coração pare de bater.
― Talvez até depois ― ele sussurrou.”

Isabella achava que poderia fazer os dois conviverem harmonicamente para que ela pudesse se sentir completa, e não precisar abrir mão de nenhuma parte de sua vida mas Jacob pediu que ela se afasta-se para poder curar o coração machucado e tentar seguir em frente e no último capítulo eu vejo que Isabella entendeu que fez uma escolha o porquê dessa escolha:

― "Isso não foi uma escolha entre você e o Jacob. Foi entre quem eu pretendo ser e quem eu sou. Sempre me senti fora de contexto. Literalmente eu tropeçava pela vida. Nunca me senti normal. Porque eu não sou normal e não quero ser. Tive que enfrentar a dor, a perda e a morte no seu mundo. Mas eu também nunca me senti mais forte, mais real, mais eu mesma. Porque também é o meu mundo, é onde eu me encaixo." ― Bella Swan.

E assim se encerra o terceiro livro ( que também é o meu favorito) Bella está cada vez mais perto de se desligar da sua vida humana e passar a eternidade ao lado de Edward mas antes disso ela tem de passar por um show de horrores: o seu casamento.

Resenha By: Júlia Fróis.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page