top of page
Buscar
Foto do escritorJúlia Fróis

Resenha do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal


Foto do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal da J.K.Rowling


Resenha ― Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Autora: J.K. Rowling.

Páginas: 263.

Gênero: Fantasia.

Editora: Rocco.

Ouça durante a leitura: Harry Potter Theme.

Pode conter spoilers!

A saga é narrada em 3ª pessoa (demorou alguns capítulos para eu me acostumar, mas consegui).

Quem conhece Harry Potter levanta a mão.

A história começa em uma manhã comum na rua dos Alfeneiros número 4 ― Surrey, Londres. Os Dursley são uma família normal, muito obrigada! E era normal que Valter esperasse grandes encomendas de brocas no seu trabalho, e passasse sempre na loja de rosquinhas depois do almoço para comprar uma grande rosca açucarada, tudo muito rotineiro exceto o gato listrado sentado em cima do muro lendo um mapa que ele teve a impressão de ter visto antes de sair de casa, mas ele procurava não pensar muito nisso.

Tudo havia sido muito normal naquele dia, Petúnia estava preocupada em olhar a vida dos vizinhos, ela era boa nisso tinha o pescoço duas vezes maior que o normal certamente, isso facilitava as coisas e o anjinho da família Dursley ― Duda ― estava gastando todo o seu potencial vocal ao mesmo tempo em que arremessava cereal nas paredes da cozinha. Era um dia normal, mas eles não suspeitavam que seria o último.

Isso porque mais tarde naquele mesmo dia quando a noite já havia caído, e tudo estava bem silencioso surge um homem de idade com uma longa barba branca, óculos meia lua e roupa espalhafatosa, parecia estar esperando algo ou seria alguém? E estava esperando ninguém mais que Harry Potter.

Apenas um bebê adormecido enrolado em uma manta com uma peculiar cicatriz de raio na testa fora deixado na porta dos Dursley naquela noite, junto com uma carta, aquilo mudaria tudo.

Dez anos se passaram desde aquela noite, Harry agora com onze anos era feito de gato e sapato pelos seus tios e de saco de pancadas pelo seu primo que mais parecia um porco de peruca loira, não era uma boa vida, mas era a que Harry tinha, afinal.

Harry é um menino magricela, de joelhos ossudos, óculos remendado, cabelos bagunçados e pretos, olhos verdes e, uma cicatriz de raio na testa, que conseguiu no acidente que tirou a vida de seus pais, ele tinha pesadelos constantes com esse dia, raios de uma luz verde esmeralda ocupavam sua mente quase todas as noites juntamente com uma risada de gelar os ossos, mas eram só pesadelos certo?

Harry finalmente descobre que é um bruxo, e não qualquer bruxo, mas o bruxo que deu fim ao lorde das trevas, o bruxo mais temido de todos os tempos e também o assassino dos seus pais, e com a cabeça a mil, ele chega a escola de magia e bruxaria de Hogwarts encantado e temeroso Afinal, o que ele sabia desse novo mundo?

Rapidamente se torna amigo de Rony Weasley, um bruxinho ruivo muito atrapalhado com feitiços, e, também de Hermione Granger, uma como fez questão de ressaltar o nosso querido professor de poções, uma irritante sabe tudo, de cabelos armados, olhos castanhos e dentes grandes...

― “Você está dizendo o feitiço errado – Harry ouviu Hermione corrigir aborrecida – é ving-gar-dium levi-o-sa, o “gar” é bem pronunciado e longo.
― Diz você então, que é tão sabichona. – Retrucou Rony.”

Eu amo Harry Potter, a J.K.Rowling não criou apenas livros ela criou um universo completo sem deixar nada de fora e quando aparece que tudo acabou, ela aparece com um detalhe novo que deixa todo mundo eufórico para estudar mais a fundo, Harry Potter foi escrito para crianças mas tem uma narrativa bem trabalhada e detalhes que quando você parecem tão reias que gruda qualquer ser humano na história até a última página independentemente da idade.

Essa Saga fala sobre tudo J.K.Rowling soube mesclar muito bem os dois mundos ( o mundo trouxa e o mundo bruxo) problemas com a família, o favoritismo, o preconceito.

Genial é assim que eu a descrevo, ela foi criativa, lutou para chegar onde chegou a história de vida da J.K.Rowling é muito admirável e talvez por isso ela tenha conseguido criar personagens tão sábios e profundos, e que nos fazem refletir sobre a vida, Dumbledore é um dos meus favoritos e assim ela mudou vidas! ( ela mudou a minha vida!).

Ela marcou o mundo com as suas palavras e certamente não será esquecida, é difícil de Acreditar que Harry Potter foi recusado por doze editoras eles não fazem idéia do que perderam ( ou talvez, hoje em dia façam e se arrependam amargamente por isso) mas o que importa é que foi publicado e tivemos a oportunidade de conhecer essa história maravilhosa.

Então, o Harry continua a se acostumar com a sua nova realidade, tudo parece ótimo exceto com seu professor de poções que logo de cara parece demostrar uma antipatia pelo Harry ( a expressão do Snape a maior parte do tempo também não ajuda muito) e isso se torna recíproco.

Mais tarde Harry descobre que o lorde das trevas está vivo fraco porém vivo e atrás do Harry para terminar o que começou a onze anos atrás, ele está de volta e atrás da pedra filosofal, um objeto extremamente valioso que transforma qualquer metal em ouro puro e torna quem o bebe imortal.

Então o trio de ouro, Harry, Rony e Hermione vão tentar pegar a pedra filosofal antes do lorde das trevas para impedir que ele volte a causar terror no mundo bruxo mais uma vez, e ao longo dessa trajetória eles vão descobrir que nem tudo é o que parece.

E aí? Vai ler?

Resenha por Júlia Fróis.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page