top of page
Buscar
Foto do escritorJúlia Fróis

Resenha do livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Capa do livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Resenha do livro Harry Potter e o Enigma do Principe

Autora: JK Rowling

Editora: Rocco

E chegamos ao sexto livro da saga Harry Potter, o lorde das trevas está de volta e agora todos sabem disso, o mundo dos bruxos agora está passando por tempos sombrios.

E voltamos a mesma situação de anos atrás ou você está a favor de Voldemort ou está contra ele, Harry se lembra perfeitamente da profecia:

" Um não pode viver enquanto outro estiver vivo "

Ele sabe que terá que matar o lorde das trevas, mas não sabe como exatamente afinal, ele sempre volta de alguma forma. São tempos difíceis uma grande batalha está se aproximando.

não é difícil para o Harry saber seus próximos passos voltar para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts que segundo Hagrid é o lugar mais seguro do mundo.

Agora no sexto ano, Harry está mais preocupado em como derrotar o Voldemort com a ajuda de Dumbledore, que é o melhor bruxo do mundo.

Primeiramente somos apresentados ao professor Horácio Slugorn, um professor comum ou nem tanto esse livro tem uma atmosfera sombria e é um dos meus favoritos.

Nele nós descobrimos um pouco mais sobre o passado do lorde das trevas que todo mundo viu de perto, inclusive Dumbledore que tirou ele de um orfanato para entrar na escola.

Tem uma certa paranoia nesse filme principalmente da parte de Harry já que os Malfoys são declaradamente comensais da morte e Draco já está na idade de ser recrutado, o atrito entre eles fica ainda maior.

Não era para ser grande coisa as aulas de poções, mas quando chega na adolescência tudo o que você possivelmente precisa é de uma poção do amor ou de um pouco de Félix felicis que é a mais interessante sem dúvida nenhuma, logo atrás disso vem a poção polissuco e a do morto vivo.

De todas as coisas que Harry Potter teve que digerir nos últimos tempos sombrios a sua lista de materiais escolares acabou não passando pela sua cabeça teve que pegar um livro surrado emprestado para as aulas do professor Horácio.

Professor Horácio é na minha opinião um personagem muito peculiar, ele tem sua bancada em casa fotos dos seus alunos favoritos e isso inclui James e Lilian Potter um lugar que até Voldemort já esteve um dia, quando era Tom Riddle.

Também temos Rony tentando entrar para o time de quadribol e Hey hey Weasley é o nosso rei, eu adoro as narrações de quadribol dos livros ( na verdade gente, eu não acho os filmes do Harry Potter bons no sentido de fidelidade, eu assisto muito porque sou fã da saga mas enfim, o ponto que eu quero chegar é eu não acredito que tem gente que acha a escrita da JKR cansativa, o jeito que a saga foi escrita me fez querer saber de todos os detalhes que a autora quisesse colocar, até que a varinha do Rony é de pelo de unicórnio...)

Eu achei muito legal focarem um pouco mais no Rony nesse livro porque ele sempre ficou meio de lado, no sentido de ter muitos irmãos e de ser o amigo do menino que sobreviveu tanto que eles têm uma discussão em Cálice de Fogo porque o Rony parece que se sente meio anulado apesar de ser um excelente jogador de xadrez e conseguir sair das piores situações de uma maneira bem inusitada, acho que a insegurança é algo humano.

Inclusive, é o Rony que conta para o Eleito o que é um voto perpétuo no livro ele diz que estava de segurando a mão de um dos gêmeos enquanto o outro pronunciaria o juramento, mas ainda bem que seu pai chegou antes, te garanto que o castigo foi pesado...

Bem, o filho de Thiago e Lilian tem suas suspeitas em relação a Snape e Draco em relação ao voto perpétuo, já que viu algumas situações bem curiosas no livro e o Draco sempre foi de forma escancarada o predileto do Snape e desde criança Harry suspeita que o professor está do lado dos comensais da morte, apesar de não ter estado presente na noite da ressurreição do lorde, vamos combinar gente faz sentido a paranoia do Harry, mas também não precisava ter descontado tudo em cima do Malfoy, porque ele também não era algo que dissesse nossa aprendiz de Voldemort.

Draco é um personagem que eu acho que deveria ter sido muito mais explorado, porque parece que ele só está ali na história além da inimizade com o Harry para fazer um papel de possível seguidor do lorde, ele é visto por muitos potterheads como o menino que não teve escolha por livre espontânea pressão do pai acredito eu, porque o Draco é muito parecido com o Lucius em muitos traços até da personalidade, mas é só, não é?

Uma vez eu vi uma matéria que o Draco só tinha meia hora de tela até então, eu não tinha percebido e sim eu fiquei indignada, no livro, a gente vê que o Draco recebe sempre presentes caros, mas é só e que quando precisou a mãe dele o defendeu e até o próprio Harry.

A gente não sabe muito sobre o Draco só que ele fala bastante do trio de ouro, e tem até um fanart do Draco pequeno conversando com o Dobby sobre o Potter, o tipo de coisa que deixaria meu coração quentinho se acontecesse...

Como a fanfiqueira que eu sou sim, eu confesso que pelas histórias que a gente vê por aí de amor e ódio eu esperei que o Draco sentisse alguma coisa pela Hermione desde sempre e sei lá, começasse a se dar conta disso no baile da primavera, mas ela ficou com o Rony e foi pelo menos eu acho, uma história bem construída nos livros

Mas no caso de Draco e Hermione ainda bem que as fanfics existem, porque Harry Potter foi criado para falar de amor fraterno, de família e lealdade então acho que seria difícil colocar um romance clichê ali...

Mas voltando ao Enigma do Príncipe Harry logo percebe que o livro todo rabiscado tem tudo o que você precisa para se tornar o mestre das poções afinal, Harry está empenhado em se aproximar de Horácio, não que isso seja muito difícil ele é o menino que sobreviveu...

Nesse livro nós temos uma grande interação de Harry e Dumbledore usando a penseira para ter acesso às memórias antigas do lorde das trevas, umas das partes mais interessantes do livro, a mãe de Voldemort se apaixonou por um trouxa, Tom Riddle.

E de como Dumbledore conheceu o jovem Tom em um orfanato e lhe explicou sobre Hogwarts, havia algo diferente nele desde aquele momento, eu não sei dizer o que exatamente, uma postura de grandeza, de autossuficiência, de arrogância grande demais para um menino de onze anos nem por favor, nem obrigado.

Bem diferente do Harry que apesar de ter sido feito de gato e sapato pelos Dursley sempre foi muito educado, gentil e terrivelmente nobre, porém, debochado também uma das melhores características do protagonista nos livros, um exemplo é quando ele ganha a Edwiges de Hagrid e agradece de cinco em cinco minutos.

Você vê que o jovem Tom Servolo acreditava que era diferente, destinado na cabeça dele a grandeza (a definição de grandeza dele sempre foi muito distorcida) ele disse ao professor Dumbledore que coisas aconteciam quando ele estava irritado, como por exemplo, matar o Coelho do seu colega de orfanato, teve um momento em que o Harry perguntou se ele sabia que havia acabado de conhecer o bruxo mais perigoso de todos os tempos.

Se Dumbledore soubesse disso o que será que teria feito? Alvo é muito mais poderoso que tom, tanto que a presença dele impediu que o Lorde atacasse a escola durante anos, mas Dumbledore é nobre demais para atacar alguém com tudo o que tem, nós temos uma breve ideia disso em a Ordem da fênix...

Continuando, Harry logo se torna o melhor aluno de poções seguindo as rasuras do príncipe mestiço isso logo incomoda Hermione e sendo bastante honesta a irritação dela nesse sentido me incomoda como se o Harry também não pudesse ser um ótimo aluno, mas claro depois do acontecido com o Malfoy ele decide abandonar o livro.

Eu não acho que a adaptação cinematográfica de Enigma do príncipe seja boa, mas é sério, o que foi aquele beijo Harry e Ginny na sala precisa? Pois eu digo no livro é mil vezes melhor!

A Ginny beija o Harry na frente de todo mundo após uma vitória no quadribol, no livro ela é durona e tem personalidade, e foi bem aquela coisa tipo ela é a irmã mais nova do meu melhor amigo, e de repente nossa que mulher! Isso depois de ver que a caçula Weasley estava namorando Dino Thomas...

Uma coisa bem importante no livro e que o professor Horácio Slugorn fala para o Harry é que Tom Riddle não dava indícios de que se tornaria um assassino, que na verdade ele não é muito diferente do Tom Riddle naquela época que era muito curioso e talentoso.

" — Não são nossas habilidades que definem quem realmente somos, são nossas escolhas."

Um livro que tem uma pegada mais sombria porque está claro que eles estão se preparando para algo maior ou melhor dizendo, Alvo está preparando Harry para derrotar o Lorde das trevas.

Durante a leitura você tem uma ideia do quanto Alvo Dumbledore é poderoso enquanto ele tenta explicar para o Potter sobre as Hocruxes e vão atrás do medalhão...

O diretor de Hogwarts está morto, Draco não conseguiu matá-lo e seguir o desejo do lorde Voldemort quem realizou a tarefa foi Severo Snape e Harry assistiu a tudo.

Hogwarts não é mais um lugar tão seguro, Severo e os outros envolvidos estão foragidos, e Voldemort está cada vez mais próximo e agora, Harry está empenhado em conseguir encontrar todas as Hocruxes e destruir seu maior inimigo.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page