Resenha do livro Twilight.
- Júlia Fróis
- 6 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2019

Resenha do livro Twilight.
Autora Stephenie Meyer.
Paginas: 416
Gênero: Fantasia.
Editora: Intrínseca.
Ouça durante a leitura: Rivers Flows In You ― Yiruma.
Pode conter spoilers!
A saga crepúsculo se tornou uma febre com seu primeiro filme lançado em 2008, as pessoas se apaixonavam pelo jeito envolvente do Clã dos Cullen, e pela coragem de Bella Swan, que ficou cativada pelo misterioso vampiro, e acho que ninguém pode culpa-la por isso, certo? O mistério é muito envolvente...
E apesar desse livro trazer um tipo diferente de vampiro, e vamos concordar que nem sempre gostam do diferente, tanto que existem muitas criticas relacionadas ao fato dos vampiros de Stephenie brilharem no sol ( mas isso é assunto para outro post) Meyer conseguiu acertar indo para um lado mais romântico que conquistou milhares de fãs em todo o mundo o mundo, inclusive eu. Foi a primeira saga que eu li, então tenho um carinho bem grande por ela.
O livro conta a história de Bella Swan, uma menina que decide passar um tempo com o pai para que sua mãe possa acompanhar seu novo marido em suas viagens como jogador de Basebol, um sacrifício e tanto para Isabella Swan em suas palavras Forks é um planeta alienígena, uma cidade pequena que chove quase todos os dias do mundo (a cidade ganhou bastante roteiro de viagem depois do sucesso da saga).
Ela tenta, mas não consegue esconder seu descontentamento por estar indo para aquela cidade pequena onde todo mundo se conhece, e para ajudar seu pai é chefe de policia bem discreto certo? Acho que essa é uma das poucas partes na qual eu me identifico com a Bella, e com esses traços de mal – humor ao se acostumar com situações novas.
E rapidamente os Cullen chamam sua atenção, principalmente um menino de cabelos desalinhados cor de bronze, e o seu comportamento pouco comum junto com a sua beleza exótica chama atenção de Isabella logo de cara, finalmente havia algo interessante naquela cidade.
E toda a trama se desenrola nisso, não é simplesmente um amor proibido qualquer era um amor, uma paixão sem tamanho que a qualquer poderia colocar fim a vida frágil e humana da garota, e ela decide arriscar cada vez mais próxima ao vampiro sedutor de sorriso torto com jeito de cavalheiro do século XX.
― "Até minha mãe que era a pessoa mais próxima de mim no planeta, nunca estava em harmonia comigo..."
E até onde podemos ver parece que apesar do pequeno problema que o Edward tem com o sangue ( porque ele é um vampiro, no final das contas) ele consegue controlar todos os dias seu desejo pelo sangue dela que é para ele mais apelativo do que todos os outros para conhecer melhor a personalidade da garota, que curiosamente é a única cujo os pensamentos são um mistério para Edward e isso o cativou o bastante para que ele se apaixonasse por Isabella.
Meyer soube construir bons personagens Edward e Bella se complementam de um jeito único, e ela soube muito bem usar o mistério para que segurasse o leitor até a última página, com Edward lembrando que já foi humano ao finalmente conseguir experimentar os sentimentos humanos que nunca achou que encontraria dentro de seu coração aparentemente morto, e Isabella com os seus sentimentos intensos do seu primeiro amor em seus 17 anos, isso acredito eu, gera bastante empatia nas pessoas que leem Crepúsculo, por isso o sucesso da saga que até hoje relembrada pelos fãs.
E acho que lembra aos leitores de que é válido lutar pelo amor ( no caso desse livro, literalmente) lutar pelo que se acredita, Edward não se achou digno de Bella muitas vezes ela prova o contrário ao longo da saga, e talvez também nos dê a esperança ( ou a ilusão) de que ainda podemos encontrar o amor em algum momento, independente do tipo de amor porque é disso que o mundo precisa ultimamente.
― “ Eu tinha certeza absoluta de três coisas. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.” ― Bella Swan.
Resenha By: Júlia Fróis.
Comments